Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Das síndromes de poliposes hereditárias citadas abaixo, qual apresenta menor potencial de malignização para câncer colorretal?

A
Síndrome de Turcot.
B
Doença de Cowden.
C
Polipose adenomatosa familiar.
D
Síndrome de Gardner.
E
Síndrome de Peutz-Jeghens.
Em relação aos casos de parkinsonismo secundário, induzido por drogas, assinale a alternativa INCORRETA.
Durante o exame de triagem ocular de um RN (reflexo do olho vermelho), o médico percebeu a presença de um reflexo branco-amarelado ou leucocoria. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a patologia que esse achado não pode representar.
Paciente jovem com diarreia crônica bem caracterizada e sinais clínicos de desnutrição. Se quisermos confirmar a síndrome de má absorção e diferenciar um defeito primário da mucosa de um defeito na digestão das gorduras, usaremos respectivamente:
Pré-escolar de 1 ano e oito meses, 9400 g, apresenta diarreia há 2 meses com perda de 1600 g, tendo sido amamentado exclusivamente ao seio até o 5º mês de vida. As fezes são líquidas, 3 a 4 episódios por dia, a criança se alimenta normalmente, tem moderada distensão abdominal, e é nítida a diminuição da massa muscular. Endoscopia com biópsia jejunal demonstrou padrão de atrofia vilositária e hipertrofia de criptas. A medida mais adequada para o esclarecimento diagnóstico do quadro histopatológico referido é:
Compartilhar