Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

DBPOC se caracteriza por:

A
capacidade vital reduzida
B
fluxos inspiratórios reduzidos
C
volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF 1) reduzido
D
capacidade residual funcional diminuída
E
VEF 1 normal, com fluxos expiratórios aumentados
Paciente masculino, 5 anos de idade, tem antecedente de fulguração de válvula de uretra posterior ao nascer, e usa anticolinérgico e alfabloqueador desde o primeiro ano de vida. Mãe refere que ainda não conseguiu tirar das fraldas. No último ano, teve 3 episódios de infecção urinária. Nos exames, constatou-se creatinina de 1,1, ureia de 70, potássio de 5,7 e bicarbonato de 13. O estudo urodinâmico evidenciou capacidade cistométrica máxima de 100 mL, resíduo urinário de 60 mL, pressão de perda de 50 cm H?O, com presença de contrações não inibidas a partir de 50 mL, e complacência diminuída. Qual é conduta MAIS correta para esse caso?
A classificação histológica do adenocarcinoma de próstata é realizada através do escore de:
Ao exame clínico de rotina de uma criança na UBS, o pediatra encontra massa abdominal palpável. Deve considerar como patologias mais prováveis:
Lactente de 7 meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5°C). hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir: usa-se a amoxicilina, antibiótico de primeira escolha na otite média aguda adquirida na comunidade, salvo algumas exceções.
Compartilhar