Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

De acordo com a classificação POP-Q (Pelvic Organ Prolapse Quantification) proposta pela Sociedade Internacional de Continência, NÃO é correta a seguinte descrição:

A
D: ponto mais profundo do fundo de saco posterior
B
Aa: linha média da parede vaginal anterior 3 cm acima do hímen
C
C: ponto mais distal do colo uterino ou cúpula vaginal, se histerectomia prévia
D
gh: medida do hiato genital (do meio do meato uretral externo até a margem posterior do hímen)
E
Bp: análogo posterior do ponto Aa
Um paraplégico sob cateterismo vesical crônico desenvolve cálculo urinário visível ao Rx simples de abdômen. Seu exame de urina identifica piúria, raras hemácias e presença de flora bacteriana. É mais provável que aquele cálculo seja composto principalmente por:
Dentre as abaixo, indique a anormalidade laboratorial sugestiva da presença do anticoagulante lúpico:
Criança de 6 meses deu entrada no pronto-socorro com história de 3 dias de diarreia, que se intensificou nas últimas 12 horas. Examinada, mostrava-se desidratada, prostrada, reagindo pouco aos estímulos, com choro débil. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu 45 minutos após a internação. O exame físico revelou, além dos sinais de intensa desidratação, evidências de desnutrição. Na Declaração de Óbito deve-se colocar como causa básica a:
Mulher, 30 anos de idade, no quinto dia pós-operatório do colecistectomia, apresentou-se assintomática, porém, com níveis séricos de sódio 120 meq/L. A conduta é:
Compartilhar