Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

De acordo com a classificação POP-Q (Pelvic Organ Prolapse Quantification) proposta pela Sociedade Internacional de Continência, NÃO é correta a seguinte descrição:

A
D: ponto mais profundo do fundo de saco posterior
B
Aa: linha média da parede vaginal anterior 3 cm acima do hímen
C
C: ponto mais distal do colo uterino ou cúpula vaginal, se histerectomia prévia
D
gh: medida do hiato genital (do meio do meato uretral externo até a margem posterior do hímen)
E
Bp: análogo posterior do ponto Aa
Paciente de 47 anos queixa-se de rouquidão contínua há 25 dias, após processo aparentemente gripal. Nega dor ou febre. Refere tosse ocasional há anos e azia frequente. Tem antecedentes de depressão tratada, hipertensão arterial controlada e é tabagista de 1 maço/dia há 18 anos. Não apresenta anormalidades aparentes no exame físico geral ou especial. A nasofaringo-laringoscopia revelou paralisia da prega vocal esquerda. Qual a conduta mais adequada a seguir?
Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?
Recém-nascido de 2 semanas de vida, genitália ambígua, dá entrada no pronto-socorro com dificuldade alimentar, vômitos e letargia há uma semana. Ao exame: temperatura = 37ºC, frequência cardíaca = 170bpm, frequência respiratória = 60ipm, PA =56 x 30 mmHg, fontanela deprimida, olhos encovados, turgor pastoso e enchimento capilar de 4 segundos. Qual dos seguintes resultados laboratoriais é compatível com o paciente em questão?
Criança de 5 anos, com tuberculose ganglionar é diagnosticada como soropositiva para o HIV, e a avaliação virológica e imunológica revela CV = 200 000 cópias/ml do HIV e CD4 = 450 células/ml (duas avaliações).
Compartilhar