Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

De acordo com a classificação do sistema de BI-RADS na mamografia, em qual categoria recomenda-se apenas controle anual?

A
0.
B
3.
C
2.
D
5.
E
4.
Uma mulher de 40 anos apresenta-se com queixa, de um ano de evolução, de mãos que ficam roxas no frio.Em uma anamnese mais detalhada, refere que, ao expor as mãos ao frio ou quando está estressada, vários dígitos ficam pálidos, com parestesias bastantes desconfortáveis, e depois ficam cianóticos. Alguns ficam muito vermelhos depois que ela aquece as mãos. Ao exame físico, apresenta cianose de quirodáctilos e pequenas cicatrizes com discreta perda de substância nas polpas digitais. Com relação a esse caso, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Esse fenômeno é praticamente universal em pacientes com esclerose sistêmica. ( ) De 3 a 5% da população apresentam esse fenômeno. ( ) Evidências de que esse fenômeno seja primário podem ser aventadas quando o paciente apresenta uma história familiar com FAN (fator antinuclear) positivo e ausência de necrose. ( ) A análise dos capilares no leito ungueal é útil na avaliação desse fenômeno. ( ) Esse fenômeno envolve exclusivamente os capilares das extremidades do corpo. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Qual é a etiologia da doença (VER IMAGEM), caracterizada por uma adenopatia cervical, única e de caráter agudo?
Associe as alterações laboratoriais (coluna da esquerda) às situações clínicas em que ocorrem (coluna da direita). 1- VCM baixo, RDW elevado, reticulócitos corrigidos < 2%. 2- VCM baixo, RDW normal, reticulócitos corrigidos ? 2%. 3- VCM normal ou baixo, RDW normal, reticulócitos corrigidos < 2%. 4- VCM elevado, RDW elevado, reticulócitos corrigidos < 2%. 5- VCM elevado, RDW elevado, reticulócitos corrigidos ? 2%. ( ) paciente com anemia e Coombs direto positivo, icterícia e esplenomegalia. ( ) paciente com pancitopenia e gastrite atrófica. ( ) paciente com anemia hereditária e hemoglobina A2 aumentada. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade, com história clínica evidenciando episódios de dor em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos, associados a icterícia e colúria desde a infância. Após a avaliação inicial, realizou ultrassonografia do abdome que evidenciou colelitíase com dilatação do colédoco. Realizou colangiorressonância o qual mostrou litíase vesicular, dilatação fusiforme do colédoco (6,5 cm de diâmetro transversal), entretanto, sem coledocolitíase e sem dilatação das vias biliares intrahepáticas. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar