Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

De acordo com a classificação POP-Q (Pelvic Organ Prolapse Quantification) proposta pela Sociedade Internacional de Continência, NÃO é correta a seguinte descrição:

A
D: ponto mais profundo do fundo de saco posterior
B
Aa: linha média da parede vaginal anterior 3 cm acima do hímen
C
C: ponto mais distal do colo uterino ou cúpula vaginal, se histerectomia prévia
D
gh: medida do hiato genital (do meio do meato uretral externo até a margem posterior do hímen)
E
Bp: análogo posterior do ponto Aa
Mulher de 33 anos, secretária de uma empresa, com história familiar de câncer de reto, veio à consulta com queixa de dor severa em ardência às evacuações com duração aproximada de 3 meses, acompanhada de sangramento anal "vivo", mas discreto, percebido no papel higiênico. Relatou haver, eventualmente, secreção mucosa na roupa íntima e períodos de constipação. Ao exame físico, identificou-se área de ulceração anal linear, em linha média posterior, acompanhada de uma saliente protuberância externa de pele. Ao toque retal, que foi doloroso, constatou-se uma lesão de consistência firme em linha média posterior, localizada na altura da linha pectínea, medindo cerca de 8 mm. Em relação ao quadro clínico, assinale a assertiva CORRETA:
Um escolar de 7 anos apresenta há 20 dias área de 3 cm de diâmetro com descamação fina e presença de cabelos tonsurados na região parietal direita. É correto afirmar que o agente causal e a conduta terapêutica são:
Jovem de 21 anos de idade é levado ao pronto socorro após ser salvo de um incêndio em sua residência. É diagnosticado como tendo 55% da área corporal queimada e transferido para um centro de tratamento de queimados. Em relação a queimaduras, assinale a alternativa incorreta.
No acompanhamento do trabalho de parto podemos detectar, através do partograma:
Compartilhar