Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.

A
Xeroftalmia.
B
Descolamento de retina.
C
Descemetite.
D
Glaucoma.
E
Catarata.
No planejamento do fechamento de uma ferida resultante de um trauma em um paciente que se apresenta no Pronto-Socorro é incorreto:
Paciente feminina, 42 anos, com história familiar de dislipidemia, vem à consulta com os seguintes exames: colesterol total = 320 mg/dL; HDL = 32 mg/dL; triglicerídios = 655 mg/dL. Qual a conduta mais adequada?
Considere a veracidade das frases abaixo, relacionadas ao manejo de pacientes com infecção pelo HIV. I- Após o início da Terapia Antirretroviral (TARV), pode acontecer uma piora paradoxal de infecções oportunistas pré-existentes, não tratadas, ou tratadas parcialmente. II- Na América do Sul, a reativação da doença de Chagas é considerada uma condição definidora de AIDS. Na forma de meningoencefalite, as lesões aparecem radiologicamente como lesões únicas ou múltiplas áreas hipodensas, tipicamente com o sinal do anel e edema. III- Uma das indicações para alterar a TARV é menos de 1 log de queda de RNA no plasma, após 8 semanas do início do tratamento. Marque a alternativa correta.
Sobre distúrbios respiratórios do período neonatal, está INCORRETO afirmar que:
Compartilhar