Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.

A
Xeroftalmia.
B
Descolamento de retina.
C
Descemetite.
D
Glaucoma.
E
Catarata.
Anemia normocrômica macrocítica com leucopenia, plaquetopenia e reticulócitos reduzidos na periferia associados à presença de parestesia de membros inferiores, deve ser tratada preferencialmente com:
Um paciente de 64 anos apresenta-se no pronto-socorro com quadro súbito de afasia e hemiplegia esquerda persistente há 2 horas. Negou cefaleia ou trauma recente. É hipertenso e dislipidêmico em tratamento. Na admissão, além do déficit neurológico, apresentava-se consciente, com PA: 150x90 mmHg. Coração com 88 bpm rítmico; sem sopros cardíacos ou carotídeos. A glicemia capilar era 90 m%. O ECG revelou ritmo sinusal com sobrecarga ventricular esquerda discreta. A conduta mais adequada a seguir é:
A “tríade de Charcot” que pode ser observada na colangite aguda caracteriza-se por:
Com relação à Pancreatite Aguda Grave:
Compartilhar