Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.

A
Xeroftalmia.
B
Descolamento de retina.
C
Descemetite.
D
Glaucoma.
E
Catarata.
São diagnósticos diferenciais de dor em fossa ilíaca direita no adulto, exceto:
Paciente portador de insuficiência cardíaca em classe funcional I pela NYHA (New York Heart Association), com diagnóstico recente e sem tratamento medicamentoso, qual o medicamento mais indicado a ser inicialmente empregado ?
Paciente com um ano de idade apresenta ao exame: irritabilidade, púrpura, gengivas hemorrágicas, dor óssea e hemorragia perioteal com tumefação óssea. Assinale a provável deficiência de micronutrientes responsável pelo quadro acima:
Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico:
Compartilhar