Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, com relação ao pré-natal de baixo risco, é correto afirmar:

A
para gestantes, sem história pregressa de convulsão, que apresentem quadro convulsivo, a eclâmpsia deve ser o primeiro diagnóstico a ser considerado.
B
a solicitação de anti-HIV deve ser feita a todas as pacientes nos 3 trimestres da gestação.
C
o exame de beta-HCG é obrigatório para confirmação de gestação em todos os casos.
D
em gestantes sem intercorrências ou fatores de risco, é recomendado realizar uma ecografia obstétrica em cada trimestre da gestação.
E
no manejo de hiperemese gravídica, a metoclopramida deve ser evitada.
Paciente de 48 anos faz uso de sulfonilureia para o tratamento de diabetes mellitus, além de atividade física e dieta. O principal modo de ação da droga é dado:
Em relação à ocorrência de hemoconcentração no curso de um caso de dengue, pode-se afirmar que:
Sete dias após submeter-se a um cateterismo cardíaco com aortografia e angioplastia coronariana, um paciente masculino de 76 anos evoluiu com insuficiência renal aguda, púrpura palpável em membros inferiores, livedo reticularis, eosinofilia e diminuição dos níveis de complemento sérico. O diagnóstico mais provável é:
Considere o caso de um paciente de 10 anos com história de dor abdominal de início há 2 anos. Apresenta dor periumbilical mal definida, sem irradiação, de moderada intensidade e que não interrompe o sono nem as atividades diárias. Sem relação com alimentação. Melhora com massagens. O paciente nega sintomas associados e apresenta hábito intestinal normal. A mãe refere que os sintomas iniciaram após mudança de cidade. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar