Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, com relação ao pré-natal de baixo risco, é correto afirmar:

A
para gestantes, sem história pregressa de convulsão, que apresentem quadro convulsivo, a eclâmpsia deve ser o primeiro diagnóstico a ser considerado.
B
a solicitação de anti-HIV deve ser feita a todas as pacientes nos 3 trimestres da gestação.
C
o exame de beta-HCG é obrigatório para confirmação de gestação em todos os casos.
D
em gestantes sem intercorrências ou fatores de risco, é recomendado realizar uma ecografia obstétrica em cada trimestre da gestação.
E
no manejo de hiperemese gravídica, a metoclopramida deve ser evitada.
Um lactente de 11 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que, subitamente, a criança apresentou uma crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com duração de 3 minutos. Ao chegar ao hospital, após 10 minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre. É correto afirmar:
Lactente de 3 meses, durante a consulta de puericultura, traz as mãos para a linha média, junta-as e brinca com elas. Essa característica do desenvolvimento só é possível graças a que aquisições?
Estado geral de paciente, sexo masculino, 42 anos, admitido na UTI séptico, no pós-operatório de esofagectomia, evoluia satisfatoriamente até que, há dois dias, o paciente passou a apresentar alteração do estado geral, febre e leucocitose. Qual a substância cuja dosagem sérica, ainda que de forma indireta, pode avaliar o envolvimento da interleucina 6 nesse quadro?
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da susceptibilidade a infecções principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Compartilhar