Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

De acordo com as normas do Ministério da Saúde o tratamento indicado para pré-escolar internado com pneumonia aguda que apresenta febre, palidez, triagem subcostal e vômito é:

A
oxacilina.
B
cefalotina.
C
ceftriaxona.
D
penicilina cristalina.
E
amoxilina/ácido clavulâmico.
Lactente de 7 meses apresentou quadro de febre alta que persistiu por 72 horas. No primeiro dia, apresentou crise convulsiva febril, sendo colhidos hemograma e liquor que vieram com resultados normais. No quarto dia, houve aparecimento de exantema maculopapular na face, cabeça e tronco, poupando os membros. O diagnóstico clínico e agente etiológico são, respectivamente:
Assinale o item correto:
Uma lactente de 3 meses de idade apresenta febre há 48 horas e está sem ganhar peso adequado desde a sua última consulta médica há 20 dias. Após investigação de outros dados de anamnese e exame físico foi observado comprometimento do estado geral e a presença de fimose. Foi então pensado em se tratar de infecção urinária, entre outras possibilidades. Dentre as condutas abaixo, qual a mais adequada em se tratando de infecção urinária a fim de confirmar o diagnóstico?
Paciente de 32 anos, nuligesta, chega ao consultório com relato de dor pélvica crônica desde os 25 anos. Refere ciclos menstruais de 25 dias de duração com 8 dias de sangramento de moderada intensidade. Dismenorreia, náuseas e vômitos são frequentes durante a menstruação. Existe melhora dos sintomas com contraceptivos orais, mas a paciente relata parada do uso há 2 anos. O exame físico da paciente é normal. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar