De acordo com as orientações do Ministério da Saúde-Brasil para manejo de crianças nascidas vivas de mães infectadas pelo HIV é correto afirmar que:
A
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV, a profilaxia com zidovudina (AZT) deve ser iniciada logo após o nascimento e deve ser mantida durante as primeiras seis semanas de vida.
B
Em crianças com menos de 12 meses de idade e infectadas pelo HIV, a profilaxia da Pneumonia por Pneumocystis jiroveci depende da contagem de linfócitos CD4+ da criança.
C
Crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV devem realizar o teste da quantificação de RNA viral plasmático (carga viral) para o HIV logo após o nascimento e antes do primeiro mês de vida.
D
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV e com mais de 12 meses de vida, pode-se utilizar a pesquisa de anticorpos para o HIV para confirmar o diagnóstico por infecção.
E
A vacinação com BCG é contraindicada para todas as crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV.
Outras questões
Em relação aos critérios diagnósticos para distúrbio autista marque alternativa INCORRETA:
Em pediatria uma intercorrência neurológica comum é a convulsão febril. Sobre esta morbidade é CORRETO afirmar que:
Sobre o exantema súbito, considere as afirmativas a seguir. I. A febre costuma ser baixa e ocorre após o aparecimento do rash maculopapular. II. Crianças podem apresentar convulsão febril durante o quadro. III. É causado pelos vírus Herpes 6 e 7. IV. Os vírus podem provocar recidiva.
Recém-nascido, 20 dias, foi diagnosticado com coarctação da aorta grave. No prontuário da maternidade constava relato de pulsos em membros inferiores normais até o terceiro dia de vida, quando recebeu alta. Este achado, apesar da coarctação da aorta grave, se justifica pela: