Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde-Brasil para manejo de crianças nascidas vivas de mães infectadas pelo HIV é correto afirmar que:

A
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV, a profilaxia com zidovudina (AZT) deve ser iniciada logo após o nascimento e deve ser mantida durante as primeiras seis semanas de vida.
B
Em crianças com menos de 12 meses de idade e infectadas pelo HIV, a profilaxia da Pneumonia por Pneumocystis jiroveci depende da contagem de linfócitos CD4+ da criança.
C
Crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV devem realizar o teste da quantificação de RNA viral plasmático (carga viral) para o HIV logo após o nascimento e antes do primeiro mês de vida.
D
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV e com mais de 12 meses de vida, pode-se utilizar a pesquisa de anticorpos para o HIV para confirmar o diagnóstico por infecção.
E
A vacinação com BCG é contraindicada para todas as crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV.
Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g,T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem aterações. Dentro da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, os sinais e sintomas de perigo para Juliana são:
São fármacos comumente associados à formação de edema, EXCETO:
Com respeito às dermatopatias, marque a alternativa CORRETA:
Paciente com infarto agudo do miocárdio na região inferior apresenta bloqueio átrio ventricular total. Qual das artérias coronárias abaixo indicadas, MAIS PROVAVELMENTE estaria envolvida neste infarto?
Compartilhar