Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde-Brasil para manejo de crianças nascidas vivas de mães infectadas pelo HIV é correto afirmar que:

A
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV, a profilaxia com zidovudina (AZT) deve ser iniciada logo após o nascimento e deve ser mantida durante as primeiras seis semanas de vida.
B
Em crianças com menos de 12 meses de idade e infectadas pelo HIV, a profilaxia da Pneumonia por Pneumocystis jiroveci depende da contagem de linfócitos CD4+ da criança.
C
Crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV devem realizar o teste da quantificação de RNA viral plasmático (carga viral) para o HIV logo após o nascimento e antes do primeiro mês de vida.
D
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV e com mais de 12 meses de vida, pode-se utilizar a pesquisa de anticorpos para o HIV para confirmar o diagnóstico por infecção.
E
A vacinação com BCG é contraindicada para todas as crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV.
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. A recuperação de uma isquemia de pequenos vasos frequentemente começa horas ou dias após o início, mas na maioria dos casos há incapacidade grave e permanente. II. A complicação de uma gravidez ou o período pós-parto ou septicemia favorecem o aparecimento da doença de Moyamoya. III. Manifestações clínicas motoras e sensoriais ocorrem por infarto na parte ventro-lateral do tálamo. IV. Hemiparesia motora pura ocorre por infarto no braço posterior da cápsula interna ou basis pontis, e quase sempre estão envolvidos a face, o braço e a perna. V. Trombose das artérias penetrantes causam lacunas, sendo os principais fatores de risco a hipertensão arterial e a idade.
A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:
Qual das doenças abaixo cursa mais habitualmente com pulso paradoxal?
A determinação do hiato iônico (anion gap) ajuda a classificar as acidoses metabólicas. Dentre as acidoses metabólicas relacionadas abaixo, qual não possui anion gap elevado?
Compartilhar