Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde-Brasil para manejo de crianças nascidas vivas de mães infectadas pelo HIV é correto afirmar que:

A
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV, a profilaxia com zidovudina (AZT) deve ser iniciada logo após o nascimento e deve ser mantida durante as primeiras seis semanas de vida.
B
Em crianças com menos de 12 meses de idade e infectadas pelo HIV, a profilaxia da Pneumonia por Pneumocystis jiroveci depende da contagem de linfócitos CD4+ da criança.
C
Crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV devem realizar o teste da quantificação de RNA viral plasmático (carga viral) para o HIV logo após o nascimento e antes do primeiro mês de vida.
D
Em crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV e com mais de 12 meses de vida, pode-se utilizar a pesquisa de anticorpos para o HIV para confirmar o diagnóstico por infecção.
E
A vacinação com BCG é contraindicada para todas as crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV.
Paciente, com 48 anos de idade, G4P2A2, submetida à histerectomia subtotal, há 8 anos, por miomatose uterina com história de sinusorragia há 4 meses e há 15 dias vem apresentando sangramento vaginal persistente e dor pélvica. Ao exame, notou-se bom estado geral, descorada +/4+, tórax e abdome normais. No exame especular notou-se a presença do colo uterino, vagina normal e o orifício externo não estava individualizado pela presença de lesão irregular e sangramento. Ao toque, o corpo uterino não é palpável e o colo é doloroso à mobilização. No toque retal, a mucosa é lisa, o paramétrio esquerdo está irregular e doloroso, sendo que a irregularidade atinge a parede óssea da pelve. Existe encurtamento do paramétrio direito. Qual das alternativas indica a suspeita diagnóstica, o exame para confirmação e o tratamento?
Em relação à alergia à proteína do leite de vaca, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) O paciente pode apresentar quadro de má absorção intestinal semelhante à doença celíaca.( ) Quadro de constipação intestinal que se inicia no primeiro ano de vida pode ser o único sintoma.( ) Não é comum a associação com rinite alérgica, asma brônquica ou eczema atópico.( ) Sangramento retal isolado em lactente não faz parte das formas de apresentação clínica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paciente de 7 anos de idade deu entrada na emergência com relato de ter apresentado, pela primeira vez, convulsão associada à perda da consciência e febre. O diagnóstico diferencial inclui as seguintes patologias, EXCETO:
Um menino de nove anos apresenta baixa estatura, pregas em epicantos oculares, fissuras palpebrais desviadas para baixo, ptose palpebral bilateral, ponte nasal achatada, pescoço curto, baixa implantação posterior dos cabelos, tórax em escudo, um sopro cardíaco sistólico em foco pulmonar e pênis pequeno. Foi submetido à cirurgia para criptorquidia bilateral com um ano de idade. É fisicamente muito parecido com seu pai, que também é baixo e tem o diagnóstico de estenose da válvula pulmonar. A criança tem como principal hipótese diagnóstica:
Compartilhar