Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

De acordo com o calendário de vacinação da criança de 2008, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é correto afirmar que:

A
A vacina contra tuberculose (BCG) deve ser aplicada ao nascimento e, posteriormente, entre seis e 10 anos de idade.
B
A vacina conjugada contra o Meningococos C, deve ser aplicada no primeiro ano de vida
C
Quando possível deve-se utilizar a vacina tríplice bacteriana de células inteiras, já que esta vacina é menos reatogênica que a vacina triplica bacteriana acelular.
D
A vacina contra varicela deve ser aplicada aos nove meses de idade e não existe indicação para uma segunda dose desta vacina.
E
Após os dois anos de idade, todas as crianças devem receber vacina contra a Influenza, anualmente.
A respeito da infecção de urina e de vias urinárias, é correto afirmar:
Paciente masculino, 60 anos, diabético há 20 anos. Avaliado por você no PSF, porque se mudou para Itajaí por ser um local de clima ameno e livre de desastres naturais. Traz exames que realizou 1 ano atrás: (creatinina: 1,0 mg%, Parcial de Urina normal, Proteinúria de 24 horas: 140 mg/24h, Hemograma normal, colesterol e triglicerídeos altos e glicemia de jejum 150 mg%). No exame físico, você observa PA 180/110 mmHg, edema ++/4 em Membros Inferiores (MMII) e sopro na ausculta do abdome e flanco direito. Os pulsos em MMII estão diminuídos à direita. Os exames que você pediu mostram: creatinina: 2,3 mg%, Parcial de Urina normal, Hemograma com Hematócrito: 33% Leucograma normal. O paciente faz uso de captopril, hidroclorotiazida, e medicação para dislipidemia. Usa AAS por indicação do seu cardiologista. Em relação ao relato acima, qual a alternativa mais correta:
Assinale a INCORRETA, sobre a investigação de icterícia:
Um senhor bronquítico crônico apresentou uma infecção pulmonar e piora das funções respiratórias. Necessitou ser encaminhado à unidade de tratamento intensivo, pois apresentava taquipnéia, cianose e muita secreção. Na unidade foi intubado e colocado sob prótese ventilatória. Após 30 minutos de ventilação mecânica foi colhida uma gasometria que mostrou os seguintes dados: pH: 7,20 - pCO2: 52mmHg - pO2: 76mmHg - HCO3-: 23 Quais medidas seriam mais corretas?
Compartilhar