Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

De acordo com o calendário básico de vacinação da criança do Ministério da Saúde do Brasil de 2008, assinale a alternativa correta:

A
Rotavírus: 1ª dose: 2 ou 3 meses - 2ª dose: 4 ou 5 meses.
B
BCG: 1ª dose: ao nascer - 2ª dose: dos 4 aos 6 anos.
C
Sarampo: 1ª dose: 9 meses - 2ª dose: aos 12 meses (junto na tríplice viral).
D
Hepatite B: 1ª dose: ao nascer - 2ª dose: aos 6 meses - 3ª dose: dos 4 aos 6 anos.
E
Tríplice bacteriana: 1ª dose: ao nascer - 2ª dose: 1 mês - 3ª dose: 6 meses.
Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado. Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa-hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:
A respeito da insuficiência cardíaca congestiva (ICC), é incorreto afirmar que:
Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:
Paciente do sexo masculino, 55 anos, tabagista, com massa em região cervical. Ao exame físico, presença de tumoração cervical de 4 cm de diâmetro, firme, de mobilidade reduzida em cadeia jugulo-digástrica esquerda. Qual o próximo passo na elucidação diagnóstica?
Compartilhar