Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

De acordo com o calendário de vacinação da criança de 2008, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é correto afirmar que:

A
A vacina contra tuberculose (BCG) deve ser aplicada ao nascimento e, posteriormente, entre seis e 10 anos de idade.
B
A vacina conjugada contra o Meningococos C, deve ser aplicada no primeiro ano de vida
C
Quando possível deve-se utilizar a vacina tríplice bacteriana de células inteiras, já que esta vacina é menos reatogênica que a vacina triplica bacteriana acelular.
D
A vacina contra varicela deve ser aplicada aos nove meses de idade e não existe indicação para uma segunda dose desta vacina.
E
Após os dois anos de idade, todas as crianças devem receber vacina contra a Influenza, anualmente.
Paciente masculino, 5 anos de idade, tem antecedente de fulguração de válvula de uretra posterior ao nascer, e usa anticolinérgico e alfabloqueador desde o primeiro ano de vida. Mãe refere que ainda não conseguiu tirar das fraldas. No último ano, teve 3 episódios de infecção urinária. Nos exames, constatou-se creatinina de 1,1, ureia de 70, potássio de 5,7 e bicarbonato de 13. O estudo urodinâmico evidenciou capacidade cistométrica máxima de 100 mL, resíduo urinário de 60 mL, pressão de perda de 50 cm H?O, com presença de contrações não inibidas a partir de 50 mL, e complacência diminuída. Qual é conduta MAIS correta para esse caso?
Qual é a sequência ADEQUADA para tratamento do Estado de Mal Asmático (Asma Aguda Grave) em Pediatria?
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. Em casos semelhantes ao apresentado, geralmente é permitido ao paciente, durante o período perioperatório, continuar utilizando as medicações anti-hipertensivas.
A síndrome de Down (= trissomia do cromossomo 21) se caracteriza por:
Compartilhar