Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

De acordo com o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que mostra que o número de doses que uma criança hígida com 9 meses de idade deve ter recebido das vacinas: Tretavalente, Rotavírus e Tríplice viral.

A
Tretavalente - 3; Rotavírus - 2; Tríplice viral - 0.
B
Tretavalente - 4; Rotavírus - 2; Tríplice viral -1.
C
Tretavalente - 4; Rotavírus - 3; Tríplice viral - 1.
D
Tretavalente - 3; Rotavírus - 2; Tríplice viral - 1.
E
Tretavalente - 3; Rotavírus - 3; Tríplice viral - 0.
Homem, 72 anos de idade, portador de HAS e DM 2, ativo, independente para atividades de vida diária, procurou atendimento médico com queixa de disúria, polaciúria e febre. Iniciado ciprofloxacina para tratamento de ITU, com melhora dos sintomas e da febre. Retorna 48 horas após, trazido pela família com quadro de agitação psicomotora, agressividade e desorientação. A conduta é:
Lactente de 18 meses de idade foi levado ao pronto-socorro com relato de ter apresentado episódio de cianose central súbita, tosse seca intensa e dispnéia progressiva enquanto assistia à televisão com a mãe e os dois irmãos.Todos estavam comendo pipoca no momento do incidente. Nega doenças ou comodidades na lactente. A radiografia de tórax solicitada pelo pediatra de plantão evidenciou imagem de hipotransparência de aspecto triangular na base do hemitórax direito. Baseado no quadro clínico e radiológico descrito, responda: qual o diagnóstico deste paciente?
Assinale a alternativa que apresenta a definição de fraturas cominutivas.
Um paciente de 35 anos procura o pronto-socorro com queixa de dor epigástrica intensa, distensão abdominal e vômitos. Está febril (temperatura axilar = 38 °C), taquicárdico (frequência cardíaca = 105 batimentos por minuto) e taquipneico (frequência respiratória = 24 incursões por minuto). O abdome está distendido e sem sinais de irritação peritoneal. Amilase: 1790 U/L. APACHE II: 25. Além das medidas habituais de reanimação, no terceiro dia de evolução é feita tomografia computadorizada de abdome que mostra necrose de 35% do parênquima pancreático. Melhor abordagem terapêutica neste momento, além de continuar com o suporte clínico intensivo:
Compartilhar