Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

De acordo com o caso clínico abaixo, marque a alternativa que melhor define o quadro apresentado: Paciente do sexo masculino, 36 anos, natural de Cariacica-ES, compareceu ao ambulatório de dermatologia apresentando numerosas lesões tipo placa eritematosas, algumas eritemato-violáceas, infiltradas, com contornos internos bem definidos e externos mal definidos, centro com coloração de pele normal. Apresentava infiltração dos pavilhões auriculares. Relatou surgimento do quadro há alguns meses, porém o aparecimento súbito de nódulos eritematosos dolorosos acompanhados de sintomas gerais tipo febre e astenia o levaram a procurar atendimento. Apresentava teste de sensibilidade térmica alterado com hipoestesia.

A
o caso trata-se de um paciente com hanseníase dimorfa e deve ser instituída poliquimioterapia multibacilar com doze doses.
B
o caso trata-se de um paciente com hanseníase dimorfa em reação tipo II e deve ser instituída poliquimioterapia paucibacilar + corticoterapia.
C
o caso trata-se de um paciente com hanseníase virchowiana em reação reversa e deve ser instituída poliquimioterapia multibacilar + corticoterapia.
D
o caso trata-se de um paciente com hanseníase dimorfa com eritema nodoso e deve ser instituída poliquimioterapia multibacilar + talidomida.
E
o caso trata-se de um paciente com hanseníase virchowiana em reação tipo II e deve ser instituída poliquimioterapia paucibacilar + talidomida.
Pré-escolar com AIDS apresenta quadro clínico e radiológico de pneumonia direita, com pequeno derrame pleural, estado geral regular. Qual a conduta indicada?
Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, vítima de atropelamento, é transferido de um município do interior para um Hospital de Emergência, na capital, cerca de 12 horas após o acidente. Ele apresenta fratura de fêmur e tíbia do membro inferior direito. Radiografia do tórax feita na admissão não revela pneumo ou hemotórax. Algumas horas depois do internamento, o paciente desenvolve desconforto respiratório, confusão mental, febre, e petéquias são observadas no tórax, pescoço e axilas. Assinale a alternativa correta para esse quadro clínico:
MWS, do sexo feminino, com 10 anos de idade, natural e procedente de Recife, apresenta queixas de lesões cutâneas pruriginosas há 2 dias. A genitora relata que a paciente, há 4 dias, apresentou coriza nasal mucopurulenta, cefaleia e febre elevada. No terceiro dia de doença procurou uma Urgência, onde foi prescrita amoxacilina, pelo diagnóstico de sinusite. Após uso do antibiótico, a paciente apresentou, de forma súbita, episódio de lesões cutâneas eritematosas, de bordos elevados, com contornos geográficos, intensamente pruriginosa e com edema bipalpebral. Procurou um Serviço de Urgência, onde foi aplicada adrenalina injetável, que fez melhorar totalmente as placas e o edema, e prescrito antialérgico três vezes ao dia para residência. Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa correta.
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
Compartilhar