Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:

A
ASA I.
B
ASA II.
C
ASA III.
D
ASA IV.
E
ASA V.
Em relação aos aneurismas arteriais, é INCORRETO afirmar que:
L.M.A., 20 anos, refere quadro de congestão nasal e lacrimejamento há 15 dias, evoluindo há dois dias com gotejamento pós-nasal, cefaleia e tosse. Ao realizar endoscopia nasal, foi visualizada secreção amarelada drenando do meato médio à esquerda. Qual o provável diagnóstico e a conduta indicada?
Quais os itens abaixo são marcos do desenvolvimento de uma criança com 6 meses de idade?
Vinte e quatro horas após ter recebido as vacinas preconizadas pelo atual calendário básico do Ministério da Saúde para os quatro meses de idade, Ana apresentou crise convulsiva tônico-clônicas generalizadas. Ela já controlava o tônus cervical e apresentava sorriso social, tendo perdido tais marcos de desenvolvimento. Sua gestação e parto não apresentaram intercorrências e ela foi considerada normal até a época dessa ocorrência. Não foi identificado nenhum vínculo epidemiológico com pessoas com doenças febris. A vacina provavelmente relacionada a este efeito adverso grave é a:
Compartilhar