Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:

A
ASA I.
B
ASA II.
C
ASA III.
D
ASA IV.
E
ASA V.
A insuficiência venosa crônica pode ser avaliada com anamnese e exame físico minucioso. A classificação "CEAP" tem por finalidade facilitar o entendimento da doença. Quais os critérios de categoria e classificação que são utilizados?
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?
Pré-escolar, 2 anos, é levado pela mãe à UPA com queixa de secreção nasal há 1 mês. Dados relevantes na história familiar de asma, tanto pai quanto irmão mais velho. Observou-se secreção nasal sanguinolenta em narina esquerda, com odor fétido, com obstrução completa do canal. A narina se apresentava sem edema, hiperemia ou secreção. A conduta a seguir deverá ser:
Lesões de bexiga extraperitoneais causadas por traumatismos abdominais fechados de bacia, sem outras lesões abdominais associadas, são idealmente tratadas:
Compartilhar