Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:

A
ASA I.
B
ASA II.
C
ASA III.
D
ASA IV.
E
ASA V.
Um sopro holodiastólico aspirativo localizado no 2º e 3º espaço intercostal direito, junto ao externo, é indicativo de insuficiência:
São considerados sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico:
M.D.A., de sete anos, sexo masculino, tem apresentado dificuldades escolares. A professora notou que a criança tem períodos rápidos de parada das atividades, não responde quando chamado e tem olhar parado. Estes períodos são de curta duração de, no máximo, um minuto, porém se repetem várias vezes. Não refere nenhuma outra queixa e os exames clínicos e neurológicos são normais. Foi pedido um EEG e o laudo revelou atividade de espícula onda lenta 3 Hz difusa. Qual o diagnóstico para essa criança?
A mania e a hipomania não justificadas por doenças orgânicas ou uso de drogas caracterizam o transtorno do humor bipolar. Com grande frequência, pacientes com esse diagnóstico tendem a apresentar:
Compartilhar