Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:

A
ASA I.
B
ASA II.
C
ASA III.
D
ASA IV.
E
ASA V.
Menino de 15 anos apresenta hipertensão arterial (aferida no membro superior direito), diminuição da amplitude dos pulsos femorais e dificuldade de palpar os pulsos tibiais anteriores e posteriores. Mantém saturação arterial acima de 95% nos membros superiores e inferiores, sem diferença significativa entre eles. Raio x de tórax: presença do sinal de Röesler (desgaste das bordas inferiores das costelas). O adolescente é portador de
Com o melhoramento contínuo do conhecimento das doenças e das habilidades técnicas, podemos reduzir os eventos inesperados que podem ocorrer nos pacientes cirúrgicos. Com relação às complicações pós-operatórias, podemos afirmar:
Jonatas, masculino, tem 4 anos e foi levado ao Pronto Atendimento por sua mãe após episódio de enterorragia. A mãe relatou sangue vivo em grande quantidade no vaso sanitário, juntamente, porém não misturado, com as fezes. O menino recebeu atendimento inicial com reposição volêmica e foi internado para estabilização do quadro, que ocorreu após 48 horas, já com fezes normais. Assinale a alternativa que contém a principal suspeita e o exame complementar que deve ser solicitado para diagnóstico da mesma.
Qual das afecções abaixo é considerada a emergência gastrointestinal mais comum do período neonatal?
Compartilhar