Decorridos 10 dias de uma histerectomia total abdominal, a paciente passou a apresentar corrimento vaginal aquoso. A introdução transuretral de azul metileno, observou-se a gaze molhada com líquido incolor apenas 20 minutos depois. A suspeita do diagnóstico é de:
A
fístula vesicovaginal.
B
fístula uretrovaginal.
C
fístula ureterovaginal.
D
granuloma da cúpula vaginal.
E
fístula uterovaginal.
Outras questões
Julgue o item seguinte, relativo às doenças de acometimento comum na população. O diagnóstico de rinite é essencialmente clínico.
A motricidade reflexa independe do controle voluntário e é produzida em resposta a estímulos específicos. Com relação ao exame dos reflexos primitivos na criança que podem ser avaliados nas consultas de puericultura, assinale a alternativa correta:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Com relação à convulsão febril na infância é correto afirmar:
A oclusão arterial crônica dos membros inferiores é patologia vascular progressiva, debilitante e com incidência crescente com a idade. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: I. A principal expressão clínica é a claudicação intermitente, podendo ser associada a alteração de fâneros, atrofia muscular e diminuição da amplitude dos pulsos periféricos. II. O tabagismo acentuado é causa frequente, principalmente quando associado a diabetes e dislipidemias, sendo essencial a sua interrupção para o tratamento adequado. III. Podemos observar a associação de claudicação inicialmente em musculatura da coxa e glúteos e impotência sexual em homens. IV. A gangrena é complicação grave e pode evoluir para amputação. V. Endarterectomias, enxertos arteriais e angioplastia transluminal são opções de tratamento cirúrgico.