Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Dentre as abaixo, indique a anormalidade laboratorial sugestiva da presença do anticoagulante lúpico.

A
Produtos de degradação da fibrina elevados.
B
Reticulócitos elevados.
C
Contagem de plaquetas baixa.
D
Tempo parcial de tromboplastina alargado.
E
Prova de laço positiva.
A vagotomia pode ser causa das seguintes afecções, EXCETO:
Criança de 5 meses de idade, bom desenvolvimento ponderoestatural, portadora de síndrome de Down, foi observado sopro cardíaco em exame de rotina. Deve ser submetida à avaliação cardiológica completa?
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Feminino, 20 anos, apresentou-se com febre de 38,5° C, dores no corpo, espirros, dor de garganta e tosse irritativa. Medicou-se com sintomáticos e melhorou bastante a partir do quinto dia, entretanto persistiu a tosse com pouca expectoração. No oitavo dia voltou a apresentar febre de 37,5° C e a tosse aumentou, tornando-se mais abundante e amarelada, voltou a cefaleia, sensação de obstrução nasal e de “cheiro ruim” no nariz. Ao exame, já no décimo dia, está em bom estado geral, nota-se secreção purulenta no cavum e dor à compressão da região frontal. Relata antecedentes de rinite alérgica desde pequena. História menstrual normal. A melhor conduta antibiótica é tratar por via oral com:
Compartilhar