Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Dentre as abaixo, indique a anormalidade laboratorial sugestiva da presença do anticoagulante lúpico:

A
Produtos de degradação da fibrina elevados.
B
Reticulócitos elevados.
C
Contagem de plaquetas baixa.
D
Tempo parcial de tromboplastina alargado.
E
Prova do laço positiva.
Criança com 8 anos do sexo feminino, vítima de queimadura severa. Na avaliação laboratorial apresentou nos primeiros dias após o acidente perda de nitrogênio. Qual das substâncias abaixo é a principal causadora destas perdas?
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no Brasil. A droga hipotensora ocular que atua tanto por diminuir a secreção de humor aquoso quanto por aumentar o fluxo uveoscleral é:
No 14º dia de nutrição parenteral, a fístula enterocutânea cicatrizou e o paciente consegue ingerir 80% de suas necessidades calóricas diárias. Passou a apresentar febre (até 38 °C) e foi isolada Candida parapsilosis em hemocultura. O local de punção do cateter central não apresenta sinais flogísticos. Conduta mais apropriada:
Criança de 10 meses de idade, previamente hígida, comparece ao pronto-socorro com sinais de febre e coriza há 2 dias. Em exame clínico observa-se taquicardia, dispneia e ao RX de tórax apresentou aumento da área cardíaca; área pulmonar normal. A suspeita clínica foi de miocardite. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos próximos exames complementares a serem solicitados.
Compartilhar