Questões na prática

Dermatologia

Dermatologia

Dentre as alternativas abaixo, qual é fator reconhecidamente de pior prognóstico para o carcinoma epidermoide na cabeça e pescoço e justifica uma maior agressividade na tratamento adjuvante:

A
Micrometástase cervical.
B
Ruptura capsular em linfonodo metastático.
C
Tumor pouco diferenciado.
D
Perda da expressão da proteína p53.
Excluindo as cardiopatias congênitas, a malformação mais comum relacionada à pacientes com Síndrome de Down é:
<P>Paciente de 70 anos, masculino, foi admitido com quadro de tosse produtiva com catarro amarelado, dispneia aos mínimos esforços e prostração há 7 dias. História pregressa de ser bronquítico crônico há 20 anos, devido ao hábito de fumar. Foi tabagista por 30 anos e só parou de fumar após diagnóstico da bronquite. Nega outras comorbidades e uso de medicamentos. Ao exame encontrava-se: dispneico, acianótico, hidratado, afebril (TAX de 37°C). Ap. cardíaco: RCR2T sem sopros. PA: 130 x 75 mmHg FC: 98 bpm. AR:MV diminuído globalmente com estertores em bases mais audíveis em base esquerda, associado a roncos difusos. Abdome: sem visceromegalias. Neurológico: lúcido, orientado no tempo e no espaço, pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem déficit motor. Extremidades: sem edema. Após 48 horas da admissão e tratamento instituído, o paciente evoluiu com quadro de desorientação psicomotora, alternando agitação com sonolência. Alteração do ciclo sono-vigília, associado a déficit de atenção e períodos de alucinação visual. No exame neurológico, mantinha-se com pupilas isocóricas e fotorreagentes e sem déficit motor. Com relação a esse caso, é correto afirmar:</P>
Paciente com trauma renal grau IV submetido a tratamento conservador com melhora progressiva e alta após 1 semana de internação. Após 14 dias do trauma voltou a apresentar hematuria com queda progressiva dos níveis de hemoglobina. Qual a conduta a ser tomada?
Você recebeu um lactente de 6 meses com história de estridor desde os primeiros dias de vida. Na anamnese, você registra que o ruído surgiu nos primeiros dias de vida e que vem se agravando a cada dia, não ocorrendo variações com as mudanças de decúbito. O lactente já foi atendido em emergência duas vezes, pois apresentou cianose e sufocação durante as alimentações. A mãe não observou choro rouco. Nos antecedentes, o parto foi cesáreo, a termo, sem intercorrências, Apgar 9/10. Nas suas considerações diagnósticas, em primeiro lugar, você incluiria:
Compartilhar