Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Dentre as doenças intersticiais difusas pulmonares, uma se destaca pelas seguintes características: ocorre mais em pessoas jovens, do sexo feminino e não-fumantes. A tomografia computadorizada de alta resolução revela opacidades em vidro fosco subpleurais e bilaterais, associadas à redução de volume dos lobos inferiores. Lesões em favo de mel são raras. A doença que corresponde às características descritas é a:

A
pneumonia intersticial não-específica.
B
pneumonia intersticial usual.
C
pneumonia intersticial descamativa.
D
bronquiolite obliterante.
E
pneumonia intersticial linfocítica.
Entre as infecções intercorrentes do ciclo grávido puerperal, a sífilis é uma doença que acomete mãe e o feto, podendo determinar nestes sérios problemas, motivo pelo qual deve ser rastreada durante o pré-natal. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado:
Qual dos exames abaixo é considerado critério imunológico específico para Lúpus Eritematoso Sistêmico?
A avaliação inicial do politraumatizado protocolada determina o sucesso do atendimento do paciente gravemente acometido. Podemos afirmar que são causas com risco imediato de morte na avaliação das lesões torácicas:
Criança de 10 meses tem história de 3 episódios de otite média aguda nos últimos 4 meses. Atualmente apresenta febre intermitente, baixo ganho ponderal, hepato e esplenomegalia, linfadenopatia cervical bilateral e aumento bilateral de parótidas. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Compartilhar