Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Dentre as doenças intersticiais difusas pulmonares, uma se destaca pelas seguintes características: ocorre mais em pessoas jovens, do sexo feminino e não-fumantes. A tomografia computadorizada de alta resolução revela opacidades em vidro fosco subpleurais e bilaterais, associadas à redução de volume dos lobos inferiores. Lesões em favo de mel são raras. A doença que corresponde às características descritas é a:

A
pneumonia intersticial não-específica.
B
pneumonia intersticial usual.
C
pneumonia intersticial descamativa.
D
bronquiolite obliterante.
E
pneumonia intersticial linfocítica.
Durante a vida fetal, a maior parte do sangue arterial pulmonar é desviada da esquerda para a direita, através do canal arterial da aorta. O fechamento funcional do canal, normalmente ocorre logo depois do nascimento, mas se o canal permanecer patente, quando a resistência pulmonar cai, o sangue aórtico é desviado da esquerda para a direita dentro da artéria pulmonar. A persistência do canal arterial é um problema comum em bebês prematuros e, pode ser explicada, da seguinte forma:
Em paciente com antecedente de um aborto de segundo trimestre, constata­se útero bicorno. Qual a melhor conduta a ser adotada?
Pode se afirmar que a vasopressina:
Ao considerar o agente etiológico mais comum em nosso meio para os quadros de pneumonia aguda da faixa etária pediátrica, qual a primeira escolha antimicrobiana para tratamento ambulatorial?
Compartilhar