Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Dentre as medicações abaixo, qual fármaco não opioide é considerado de primeira linha para a dor neuropática?

A
Prednisona.
B
Nortriptilina.
C
Paracetamol.
D
Indometacina.
E
Ibuprofeno.
Paciente masculino, 8 anos de idade, sem antecedentes mórbidos. Há cerca de 30 horas vem apresentando dor abdominal em cólica, acompanhada de náuseas e vômitos de conteúdo alimentar. Nega febre, tosse ou disúria. Há 2 horas evacuação mucossanguinolenta. Ao exame, o abdome encontra-se distendido e há uma massa móvel palpável em fossa ilíaca direita. Hemograma com leucopenia discreta. Coagulograma normal. Desidrogenase láctica (DHL) de 1015 U/L. A radiografia simples de abdome evidencia distensão difusa de delgado. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada:
Mulher, 61 anos, admitida na emergência com quadro de obstrução intestinal. Realizou TC de abdome com contraste oral e venoso que sugeriu o diagnóstico de íleo biliar. Que outro achado radiológico tomográfico corroboraria esse diagnóstico?
Recém-nascido a termo, com 40 horas de vida apresentou vômitos biliosos e distensão de abdome superior. Eliminou mecônio nas primeiras 24h de vida. Genitora com ultrassonografia gestacional mostrando polidrâmnio. Diante desse paciente, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito do neuroblastoma, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar