Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:

A
no cancro mole, os bordos da lesão são elevados e dolorosos.
B
na sífilis primária, o fundo da lesão é purulento, de odor fétido, tendo os bordos planos.
C
normalmente, na sífilis primária há mais de uma lesão ulcerativa, dolorosa à palpação.
D
o cancro mole apresenta úlcera de bordos planos, dolorosos, de odor fétido, e, frequentemente, há mais de uma lesão.
E
na sífilis primária, a úlcera tem bordos elevados, com infecção secundária que produz odor fétido.
Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110 mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos artério-venosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. O exame de uroanálise desse paciente revelou uma densidade urinária de 1020 e raros cilindros hialinos. Esse achado indica:
Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. No diagnóstico desse paciente, o exame mais útil é:
Qual a sequência CORRETA a ser instituída na reanimação em sala de parto de um RN que nasce com mecônio espesso e na primeira avaliação está com FC 120 bpm, com tônus em flexão, respiração rítmica e regular, cianose generalizada?
O lactente amamentado exclusivamente ao seio NÃO deve receber suplementação com ferro, principalmente, por:
Compartilhar