Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Dentre os agentes hemostáticos tópicos absorvíveis, utilizados no decorrer de procedimentos cirúrgicos acompanhados de sangramento localizado persistente, o que possui ação bactericida é:

A
trombina em pó.
B
gelatina purificada.
C
esponja de colágeno.
D
tela de celulose oxidada.
Sobre a persistência do ducto onfalomesentérico podemos afirmar:
Marcos, 52 anos, casado, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família depois de visita domiciliar do agente comunitário de saúde, que o orientou a realizar consulta de rotina já que "não ia ao médico há anos". Está sem queixas e gostaria de realizar um check-up. Trabalha como açougueiro há 18 anos. Vai ao trabalho de bicicleta (40 minutos de percurso considerando a ida e volta). Pai hipertenso, IAM aos 63 anos e mãe com depressão. Exame físico normal. IMC=24,5 kg/m². PA= 118 x 78 mmHg (2 medidas). Em relação ao caso acima e considerando as orientações de rastreamento na Atenção Primária do Ministério da Saúde, responda à questão. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao rastreamento que deve ser recomendado para o Marcos.
ID: Nasce um recém-nascido com aproximadamente 3 Kg, em apneia. Conduta 1: colocado no berço de reanimação e aplicado os passos iniciais, mas não apresentou movimentos respiratórios e a FC era de 50 bpm. Conduta 2: iniciou a ventilação com balão e máscara e o sensor do oxímetro foi posicionado, mas não houve melhora após 30 segundos. A técnica de ventilação foi corrigida, mas a FC permaneceu em 50 bpm e a saturação em 40% ao associar-se oxigênio suplementar. O RN permaneceu em apneia. A conduta é:
Uma gestante de 32 semanas apresenta ao exame ultrassonográfico de pré-natal hidronefrose unilateral no feto único do sexo masculino. Qual a causa mais provável desta alteração encontrada?
Compartilhar