Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Dentre os exames complementares abaixo, aquele que deve ser realizado para o diagnóstico de doença celíaca, numa criança de 18 meses com diarreia crônica, é:

A
antiendomísio.
B
antigliadina.
C
endoscopia digestiva alta com biópsia de duodeno.
D
antiglutaminase.
E
IgA sérica.
Pré-escolar de 3 anos inicia, após um quadro de infecção respiratória alta, um eritema em nádegas e membros inferiores que evoluem para púrpura palpável, aumento de volume articular em joelhos e tornozelos, dor abdominal em cólica, que regridem em duas semanas. A principal complicação esperada neste paciente seria:
Menino de 3 anos com antecedente de epistaxe há 2 dias, quando foi ao Pronto Atendimento, e em uso, desde então, de tampão nasal. Iniciou subitamente no dia de hoje com febre alta, vômitos, diarreia, dor de garganta, cefaleia e mialgias. Evolui no mesmo dia com erupção macular eritematosa, com hiperemia de mucosas da faringe e conjuntivas. Apresenta na evolução alteração no nível de consciência, oligúria e hipotensão. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a bronquiolite viral aguda na infância:
Constituem-se contraindicações à utilização de vacinas com bactérias ou vírus vivos atenuados, todas as seguintes, EXCETO:
Compartilhar