Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Dentre os marcadores tumorais do aparelho digestivo, é correto afirmar:

A
o antígeno carcinoembrionário é um glicolipídeo.
B
o antígeno carboidrato 19-9 é uma glicoproteína.
C
a meia vida do antígeno carcinoembrionário é menor que 1 dia.
D
a alfa-1-fetoproteína é um bom marcador para câncer de pâncreas.
E
a meia vida da alfa-1-fetoproteína é de 2-8 dias.
Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?
Um paciente com hepatopatia grave dá entrada no Pronto-Socorro com abdome agudo inflamatório e vai ser submetido a cirurgia de urgência.Tem TAP e TTPa alterados e plaquetopenia de 10.000/mm³. Qual ou quais os componentes sanguíneos você usaria como preparo para a cirurgia?
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LOCE) associada ao uso de sais biliares (como o ácido quenodesoxicólico) representa a estratégia terapêutica de primeira escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos com diagnóstico de calculose biliar, segundo as mais atuais evidências científicas.
Qual das doenças exantemáticas abaixo é causa mais comum de convulsão febril:
Compartilhar