Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Dentre os métodos para diagnóstico de endometriose listados abaixo, qual apresenta melhor sensibilidade?

A
Ecografia.
B
Laparoscopia.
C
Cintilografia.
D
Ressonância nuclear magnética.
E
CA-125.
Criança de sete anos apresenta, há três dias, febre acompanhada de tosse, sem esforço respiratório e estado geral conservado. A radiografia de tórax evidencia pneumonia lobar (LID) e derrame pleural homolateral. A punção pleural evidencia líquido citrino, proteína = 4 g/dl, LHD = 500 UI/L, glicose = 55 mg/dl, pH = 7,5 e bacterioscopia negativa. Segundo o Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, a conduta correta será:
Um jovem de 22 anos sofre um ferimento abdominal por arma de fogo. É encaminhado ao hospital onde é operado. Na cirurgia é encontrada apenas lesão no intestino delgado e a opção é por ressecá-la e fazer a anastomose primária. O paciente evolui bem até o sétimo dia pós-operatório, quando é notada saída de secreção entérica pela incisão cirúrgica. O débito é de 300 ml/dia e não há comprometimento abdominal, estando a fístula bloqueada. Qual a conduta adequada?
Dona Maria de Fátima, 33 anos, solteira, diarista, sabidamente asmática, procurou o acolhimento da Unidade de Saúde da Família sem alterações no estado geral e no estado mental, com dispneia moderada, taquipneica, presença de sibilos difusos, com frequência cardíaca igual a 120 bpm, não conseguindo falar frases completas. Qual a classificação da crise de asma de Dona Maria de Fátima?
Homem, 56a, refere queixa de secreção nasal purulenta continua há 6 meses, com dor recente entre os olhos com reflexo para a região occipital há 1 mês. Realizou tratamento com vários antibióticos para sinusite durante o último ano. Antecedente pessoal: nega uso de outros medicamentos, tabagismo e etilismo; trabalha em fábrica familiar de móveis há 30 anos. Tomografia de seios da face: (Conforme imagem do caderno de questões). É PROVÁVEL QUE O PACIENTE:
Compartilhar