Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Dentre os quadros apresentados abaixo, todos podem ser classificados como complicação da doença de Crohn, exceto:

A
obstrução intestinal.
B
erupções cutâneas.
C
fissuras.
D
má absorção.
E
desnutrição.
Com respeito à asma, marque a alternativa CORRETA:
A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:
Criança com tumor de Wilms, em bom estado geral e com hemograma normal, apresenta febre de 38ºC sem foco de infecção detectável ao exame clínico. Não tem cateter central implantado. Qual a conduta mais adequada?
Homem de 71 anos consultou por apresentar sintomas do trato urinário inferior tanto de esvaziamento quanto de armazenamento, classificados como severos de acordo com o IPSS (escore internacional de Sintomas Prostáticos). Ao exame físico, palpava-se próstata aumentada, de consistência elástica e sem nódulos suspeitos ou áreas endurecidas. A medida do fluxo urinário sugeriu baixa probabilidade de obstrução infravesical. O PSA total foi de 3 ng/ml, e a creatinina sérica, de 0,9 mg/dl. A ultrassonografia das vias urinárias mostrou rins normais sem ectasia ureteropielocalicial, bexiga com paredes moderadamente espessadas e volume prostático de 30 cm³ sem projeção do lobo mediano. O resíduo pós-miccional foi de 30 ml, e o EQU e a urocultura não revelaram anormalidades. Qual o tratamento mais adequado neste momento?
Compartilhar