Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Dentre os tumores benignos da pele de origem melanocítica, existe um caracterizado pelo acúmulo de células melanocíticas na união dermo-epidérmica-camada basal. Geralmente, apresenta-se como lesão plana e com maior potencial de transformação em melanoma. Como se denomina esse tumor?

A
Nevo gigante.
B
Nevo juncional.
C
Nevo composto.
D
Nevo intradérmico.
Homem, 67 anos, assintomático, portador de aneurisma de aorta infrarrenal com 4,2 cm de diâmetro (aferição por angiotomografia). A conduta mais adequada é:
Quanto ao desenvolvimento infantil e o risco de injúrias não intencionais é correto afirmar:
Você é chamado na unidade de internação pediátrica para avaliar um lactente de 6 meses, internado por uma pneumonia, que está cianótico. Ele está com máscara não reinalante, com gasping (respiração não eficaz). Você não palpa pulso central. Qual é sua conduta, se tiver alguém para auxiliá-lo?
J.C.S., sexo masculino, 64 anos, recorreu ao Hospital São Paulo em Junho de 2002 na sequência de hematêmeses e melenas com 24 horas de evolução, acompanhadas de um episódio de lipotímia. Neste intervalo de tempo, negava dor abdominal, precordialgia, dispneia e "alterações do trânsito intestinal". Negava consumo de AINEs e terapêutica com agentes anticoagulantes. O doente referia a realização de by-pass aortobifemoral por aneurisma da aorta, intervenção realizada em 1998; e ainda HA controlada com antagonistas dos canais de cálcio. Apresentava-se consciente e colaborante, com palidez de pele e mucosas, hemodinamicamente estável, sem alterações na ausculta cardiopulmonar, bem como no exame abdominal, verificando-se a existência de melenas no toque retal. Analiticamente destacava-se anemia normocrômica normocítica (Hb: 10,5 g/dl - N:12,0 - 15,0 g/dl) e leucocitose com neutrofilia (21,000/L- N:4000 -11,000 - com 86% de PMN). O valor do azoto ureico era normal (8 mg/dl - N:4-16 mg/dl). Foi submetido à endoscopia digestiva alta que além de constatar a existência de sangue digerido e coágulos no lúmen gástrico, verificou uma lesão na 3ª porção do duodeno na qual se observava um coágulo aderente e, na sua porção mais inferior um segmento de uma malha metálica. Qual o seu diagnóstico e melhor conduta?
Compartilhar