Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Dependendo da rapidez da queda da concentração plasmática do sódio, hiponatremia pode causar convulsões e coma. Hiponatremia é classificada como severa quando:

A
Sódio sérico menor que 130 mEq/L
B
Sódio sérico menor que 120 mEq/L
C
Sódio sérico menor que 135 mEq/L
D
Sódio sérico menor que 125 mEq/L
Qual antibiótico abaixo cobriria bem boa parte das enterobactérias e anaeróbios?
Mulher de 56 anos, queixa-se de dor e inchaço articular há 4 anos, acometendo joelhos, interfalangeanas proximais e metacarpofalangeanas bilateralmente. A dor inicia-se pela manhã, dificultando as atividades diárias, e tem duração de 2 horas. Há 2 meses apresenta falta de ar, indisposição e perda de peso de 5 kg. Exame físico: regular estado geral, afebril, pálida; espessamento e sinais inflamatórios nas articulações metacarpofalangeanas. Exames laboratoriais: hemoglobina 10,0 g/dl, hematócrito 32%, Fator Antinúcleo (FAN) 1:80 e Proteína C Reativa (PCR) 25 mg/L. O diagnóstico mais provável é:
Paciente será submetido a tratamento cirúrgico (videocolecistectomia) pela manhã, às 07 horas, porém, em virtude de intensa sede, durante a madrugada, mais exatamente às 03h00min do dia da operação, bebe metade de um copo de 250 ml de água com açúcar. Em relação ao conceito atual de conduta no pré-operatório, assinale a resposta correta.
Paciente vítima de atropelamento é levada ao P.S. por terceiros. Apresenta-se dispineico, com confusão no terço inferior do hemitórax esquerdo. O murmúrio vesicular se encontra diminuído à esquerda e a traqueia está centrada. Sat O2 85%. O pulso é fino, 120 bpm PA 80x50 mmHg. Apresenta confusão parieto occipital com otorragia e diminuição do nível de consciência, falando palavras desconexas, com movimentos descoordenados, sem abertura espontânea dos olhos. Apresenta ainda, bacia estável, deformidade e aumento do volume da coxa direita. Marque a alternativa correta:
Compartilhar