Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Dermatomiosite é associado com:

A
Rash morbiliforme generalizado.
B
Malignidade.
C
Lipídeos elevados.
D
Fraqueza da musculatura distal.
E
Doença intestinal inflamatória.
Um médico de família e comunidade (MFC) trabalha em área de risco na periferia de uma grande cidade, onde a violência urbana, o tráfico e o consumo de drogas são evidentes. O crack é a substância psicoativa ilícita mais utilizada. Uma adolescente e morador de rua da área faz uso regular de crack há 3 anos. Fumou a última pedra de crack há 12 horas e procurou o médico na Unidade Básica de Saúde. Qual o provável estado mental do adolescente?
Uma mulher de 46 anos, casada, costureira, faz uso de diazepam (20 mg/dia), diariamente, há 15 anos. A medicação foi prescrita no início em unidades de emergência e desde então vem sendo utilizada pela paciente. A paciente não apresenta sinais e sintomas condizentes com transtornos de ansiedade, mas refere não conseguir dormir sem o uso da medicação. Ao consultar sua Médica de Família e Comunidade (MFC), ambas decidem pela retirada da medicação. Qual deve ser a proposta terapêutica?
A intoxicação exógena por entorpecentes provoca sinais e sintomas oculares característicos. Qual é a correlação CORRETA entre as drogas e sinais/sintomas oculares típicos? 1. Ácido Lisérgico Dietilamida (LSD); 2. Etanol; 3. Cocaína; 4. Crack; 5. Cannabis. I. Nistagmo; II. Hipotensão ocular; III. Midríase; IV. Úlceras de córnea; V. Neuropatia óptica.
Para um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico tomográfico de um cisto de 4,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak III, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequeada é:
Compartilhar