Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Dermatomiosite é associado com:

A
Rash morbiliforme generalizado.
B
Malignidade.
C
Lipídeos elevados.
D
Fraqueza da musculatura distal.
E
Doença intestinal inflamatória.
Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Ainda na hipótese da lesão gástrica ser na localização descrita na questão anterior, o procedimento cirúrgico que não tem indicação neste caso é a:
Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto:
Acerca da avaliação do bem-estar fetal anteparto no pós-datismo, considerar as assertivas abaixo: I - Dopplervelocimetria da aorta é o padrão específico de avaliação. II - Desacelerações variáveis da frequência cardíaca fetal podem significar oligoidrâmnio. III - A avaliação do líquido amniótico é importante, já que sua redução é comum no pós-termo e está associada à compressão do cordão umbilical. É(São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Compartilhar