Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Derrame pleural com quadro evolutivo rápido, exame radiológico de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar, em lactente de 6 meses, com broncopneumonia e estado geral comprometido; trata-se de infecção causada mais provavelmente por:

A
staphylococcus aureus.
B
estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
C
haemophilus influenzae do tipo B.
D
mycoplasma pneumoniae.
E
pseudomonas aeruginosa.
Gestante com história de uso contínuo de crack não sabe a idade gestacional e não realizou pré- natal. O recém-nascido nasce prematuro com insuficiência respiratória grave e o médico desconfia de que a causa desse quadro seja hérnia diafragmática congênita. Para confirmar sua suspeita, no raio X do recém-nascido, o médico deverá encontrar:
Nos pacientes com dor orofacial decorrente de bruxismo e/ou apertamento em vigília, os dois músculos da mastigação mais afetados pela mialgia são:
Sobre afecções cirúrgicas na infância, é CORRETO afirmar:
Homem de 68 anos com antecedente de tabagismo de 75maços-ano, apresenta dor em panturrilha para caminhar há 3 anos. A dor surge aproximadamente após 800m de caminhada e melhora após alguns minutos de repouso. Há 2 semanas, após trauma no pé surgiu uma ferida que não cicatriza, com crosta necrótica, odor fétido e evolução para dor em repouso. Ao exame de pulsos, nota-se a presença de pulso femoral e ausência de pulsos poplíteo e tibiais. Qual a alternativa que contem respectivamente o nome da condição anterior ao quadro agudo, o termo que descreve a condição atual e a localização da obstrução arterial.
Compartilhar