Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Derrames pleurais tipo exsudato apresentam:

A
pH maior que 8.0
B
desidrogenase lática menor que 100
C
proteínas no líquido pleural / proteínas no sangue menor que 0.2
D
desidrogenase lática no líquido pleural / desidrogenase lática no sangue maior que 0.6
E
glicose maior que 60mg/dl
Quanto a indicação de medicamentos na reanimação neonatal em sala de parto, pode-se afirmar que:
Em relação à reanimação cardiopulmonar, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. Se o pulso estiver ausente ou a frequência cardíaca for menor que 60 batimentos por minuto com sinais de perfusão ruim, deve-se iniciar compressões torácicas o mais rápido possível. II. Nos casos de atividade elétrica sem pulso, deve-se desfibrilar com 4 J/Kg (Joules por quilograma de peso corporal) no primeiro choque, 8 J/Kg (Joules por quilograma de peso corporal) e de 10 a 12 J/Kg (Joules por quilograma de peso corporal) nos seguintes. III. Deve-se manter a proporção entre compressões e ventilações de 30:2 (para dois socorristas) e 15:1 (para um socorrista). IV. A administração de cálcio de rotina não é recomendada para parada cardiorrespiratória pediátrica, a não ser em situações de hipocalcemia, dose excessiva documentada de bloqueador dos canais de cálcio, hipermagnesemia ou hiperpotassemia. Estão corretas as afirmativas:
Os pacientes com síndrome de Down apresentam em torno de 50% de associação da síndrome com cardiopatias congênitas. Dos casos que apresentam essa associação, qual é a cardiopata mais frequente?
Paciente de 70 anos chega à Emergência com queixa de dor súbita na perna direita que teve início havia 6 horas. O pé encontra-se pálido e com parestesia, porém com função motora preservada. Exame físico: Pulso femoral 3+/4+. Poplíteo, tibial anterior e tribial posterior ausentes. Das opções abaixo quais são os tecidos mais sensíveis à isquemia aguda, secundária à oclusão arterial aguda:
Compartilhar