Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança de dois anos de idade que tosse há três dias, consegue ingerir líquidos e que, ao exame físico, apresenta frequência respiratória de 50 incursões por minuto, sem retrações, estridor ou sibilância não deve ser classificado como pneumonia.

A
CERTO
B
ERRADO
Ao receber laudo sugerindo presença de HPV em lâmina de citopatológico de colo uterino, acredita-se que foi encontrado o seguinte achado citológico para tal diagnóstico:
Uma criança, no passeio ao Jardim Zoológico, é mordida por um coati na polpa digital do 5° dedo da mão direita. Assinale a alternativa que corresponde à pro?laxia antirrábica correta.
Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:
Num paciente com trauma torácico e pulso paradoxal, a suspeita é de que o paciente apresente:
Compartilhar