Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O quadro de uma criança de 6 meses de idade está com diarreia sem sangue nas fezes há 5 dias, letárgica, sem beber bem líquidos oferecidos (sais de reidratação oral) e cuja pele, quando pinçada, volta muito lentamente ao estado anterior, deve ser classificado como caso de desidratação grave.

A
CERTO
B
ERRADO
A criança com crise convulsiva é sempre um evento assustador para os pais e normalmente requer atendimento hospitalar na sequência do evento. A opção que melhor representa aspectos das crises convulsivas na infância é:
Lactente de um ano de idade, sexo masculino, é atendido no pronto-socorro com história de cinco dias de febre, tosse produtiva e taquipneia. O raio X de tórax revela condensação alveolar em lobo inferior direito. A criança é tratada para pneumonia, utilizando-se antibioticoterapia adequada para as bactérias mais prováveis para a faixa etária, não se observando melhora. Troca-se o antibiótico pensando-se em resistência ou outro agente etiológico, também sem resposta. Com isso aventa-se a possibilidade do diagnóstico de tuberculose. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta.
Em relação ao metabolismo da glicose nos recém-nascidos, é correto afirmar:
Tem-se observado nos últimos anos um aumento na incidência de coqueluche em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América e no Brasil. Com relação a esse aumento na incidência, assinale a alternativa correta.
Compartilhar