Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança que se queixa de dor no ouvido e que, na observação, apresenta secreção purulenta no ouvido e tumefação dolorosa ao toque atrás da orelha deve ser classificado como mastoidite.

A
CERTO
B
ERRADO
Mulher de 35 anos chega para consulta médica na Unidade Básica de Saúde, referindo que irá realizar extração dentária na próxima semana, e seu dentista solicitou que a mesma recebesse orientação acerca da profilaxia para endocardite bacteriana. A paciente é portadora de comunicação interatrial tipo ostium secundum não corrigida. A conduta adequada é:
Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:
Em relação ao fenômeno de Raynaud, é possível afirmar: I- É uma sensibilidade idiopática ao frio. II- Pode estar associado à esclerose sistêmica, síndrome costoclavicular e macroglobulinemia. III- Pode ocorrer nos operadores de martelete pneumático. Marque a alternativa correta.
Considere as seguintes afirmações em relação à silicose. I - O diagnóstico de silicose é feito, fundamentalmente, com base nos estudos de função pulmonar. II - As atividades de risco para silicose, no Brasil, são provenientes da mineração subterrânea e de superfície, da indústria das cerâmicas e das fundições que utilizam areia no processo. III - A associação da silicose com tuberculose é uma complicação que normalmente implica rápida progressão da fibrose pulmonar. Marque a alternativa correta.
Compartilhar