Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança que se queixa de dor no ouvido e que, na observação, apresenta secreção purulenta no ouvido e tumefação dolorosa ao toque atrás da orelha deve ser classificado como mastoidite.

A
CERTO
B
ERRADO
Com relação às infecções congênitas, é correto afirmar:
Representa fator de risco para osteoporose em mulheres:
Uma jovem de 24 anos apresentou, há três semanas, quadro gripal de resolução espontânea. Há sete dias apresenta quadro de parestesias em mãos e pés, de caráter ascendente, associadas a diminuição de força nos quatro membros. Ao exame neurológico, observam-se tetraparesia flácida arreflexa e diparesia facial. O exame complementar que se relaciona com o quadro clínico da paciente é:
Uma mulher de 77 anos é levada ao pronto-socorro por causa de alteração do ciclo sonovigília e confusão mental, com episódios de agitação psicomotora, de início há dois dias. Ao exame clínico, está sonolenta, desidratada, afebril e eupneica. Apresenta bexiga palpável e diarreia líquida enegrecida. Tem antecedentes de demência e faz uso de fraldas por dupla incontinência. Feita a hipótese diagnóstica, é iniciada a hidratação venosa. A conduta mais apropriada nesse caso é:
Compartilhar