Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O quadro de uma criança de 6 meses de idade está com diarreia sem sangue nas fezes há 5 dias, letárgica, sem beber bem líquidos oferecidos (sais de reidratação oral) e cuja pele, quando pinçada, volta muito lentamente ao estado anterior, deve ser classificado como caso de desidratação grave.

A
CERTO
B
ERRADO
Gestante de 29 anos de idade, com história de polidramnia, deu a luz a RN com 34 semanas de gestação. Com 24 horas de vida, o RN iniciou vômitos biliosos sem distensão abdominal. A radiografia abdominal mostrou sinal da "dupla bolha". O quadro descrito sugere o seguinte diagnóstico:
Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A prevenção da pré-eclâmpsia é controversa porque a etiologia permanece obscura. Porém, pode-se prevenir com segurança o aparecimento de manifestações clínicas desse problema por meio do uso de fármacos como aspirina, cálcio e vitamina E.
Paciente com tosse crônica (> 8 semanas), radiografia do tórax normal e sem uso de inibidores da ECA. A causa mais frequente é:
Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?
Compartilhar