Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Diabetes Mellitus pode complicar a gravidez de diversas formas comprometendo a gestante e o concepto caracterizando a gestação de alto risco. Assinale a alternativa correta.

A
A hiperglicemia materna provoca anemia fetal, pois inibe a eritropoese fetal mediana pela diminuição da tensão fetal de oxigênio.
B
A ecocardiografia fetal deve ser realizada no 2º trimestre nas gestantes com diabetes prévio do tipo 1 e 2.
C
A prole de homens diabéticos tem risco de anomalias congênitas aumentadas em até 8 vezes.
D
As gestantes diabéticas em uso de insulina devem ter suas doses reduzidas no 3º trimestre.
E
O diabetes gestacional geralmente acarreta sofrimento fetal e crescimento intrauterino restrito.
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
Leia atenciosamente o caso abaixo para responder a questão: Ana Lúcia, 36 anos, casada, procurou seu médico de família com queixa de humor deprimido, perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas, fatigabilidade, ideias de culpa, inutilidade. Quando questionada sobre o futuro, referiu extremo pessimismo, pois não se julgava apta a continuar lecionando Literatura (seu ofício há 12 anos) e, por isso, nutria excessiva culpa. Relatou também alteração do sono e perda do apetite. Ana Lúcia refere episódio depressivo anterior aos 18 anos. Seu pai apresenta história de transtorno bipolar e sua mãe transtorno de ansiedade generalizada. Baseando-se em seus conhecimentos e no caso acima, assinale a alternativa ERRADA:
Considere uma mulher de 40 anos, portadora de uma doença hemolítica desde criança e que, numa USG pélvica, descobre ter cálculos em vesícula biliar dos quais ela é assintomática. Sobre esses cálculos, é CORRETO afirmar que:
Sobre o fígado, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar