Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Diabetes Mellitus pode complicar a gravidez de diversas formas comprometendo a gestante e o concepto caracterizando a gestação de alto risco. Assinale a alternativa correta.

A
A hiperglicemia materna provoca anemia fetal, pois inibe a eritropoese fetal mediana pela diminuição da tensão fetal de oxigênio.
B
A ecocardiografia fetal deve ser realizada no 2º trimestre nas gestantes com diabetes prévio do tipo 1 e 2.
C
A prole de homens diabéticos tem risco de anomalias congênitas aumentadas em até 8 vezes.
D
As gestantes diabéticas em uso de insulina devem ter suas doses reduzidas no 3º trimestre.
E
O diabetes gestacional geralmente acarreta sofrimento fetal e crescimento intrauterino restrito.
É agente etiológico da colite pseudomembranosa:
Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:
No atendimento primário ao queimado:
Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, sofreu queda da própria altura, evoluindo com dor no quadril direito e incapacidade para marcha. Ao ser examinada, constatou-se que o membro inferior direito estava encurtado e rodado externamente. A suspeita diagnóstica é:
Compartilhar