Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Diabetes Mellitus pode complicar a gravidez de diversas formas comprometendo a gestante e o concepto caracterizando a gestação de alto risco. Assinale a alternativa correta.

A
A hiperglicemia materna provoca anemia fetal, pois inibe a eritropoese fetal mediana pela diminuição da tensão fetal de oxigênio.
B
A ecocardiografia fetal deve ser realizada no 2º trimestre nas gestantes com diabetes prévio do tipo 1 e 2.
C
A prole de homens diabéticos tem risco de anomalias congênitas aumentadas em até 8 vezes.
D
As gestantes diabéticas em uso de insulina devem ter suas doses reduzidas no 3º trimestre.
E
O diabetes gestacional geralmente acarreta sofrimento fetal e crescimento intrauterino restrito.
A angina de Prinzmetal caracteriza-se:
Mulher, 34 anos, em uso de ACO, apresenta dor em HD há cerca de 3 meses. Ecografia e TC de abdome demonstram lesão de 9 cm de diâmetro, subcapsular, no segmento 6, compatível com adenoma hepático. Em relação a este caso, são apresentadas as seguintes assertivas. I. As enzimas hepáticas devem estar elevadas nesta situação clínica. II. Existe possibilidade de transformação maligna e de sangramento espontâneo desta lesão. III. Em caso de ressecção completa da lesão, o uso de ACO pode ser retomado 90 dias após a cirurgia. Qual é a alternativa correta?
O que é estranho ao quadro clínico de mixedema ?
Em relação ao trauma torácico: I- A drenagem inicial de 1500 ml de sangue em um paciente com hemotórax traumático é indicação absoluta de toracotomia de urgência. II- Em pacientes com tórax instável, a principal responsável pelo comprometimento respiratório costuma ser a contusão pulmonar associada. III- A toracotomia, na sala de emergência, está indicada para pacientes com trauma torácico contuso, que chegam com atividade elétrica miocárdica, sem pulso. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Compartilhar