Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Diante de um achado mamográfico de lesão não palpável classificada como BIRADS-3, a conduta mais recomendada é:

A
biópsia cirúrgica.
B
mamotomia.
C
core-biopsy.
D
mamografia em 6 meses.
E
mamografia em 1 ano.
Um bebê com sete dias de vida é admitido no serviço de emergência com quadro clínico de letargia, sucção débil, vômitos e distensão abdominal há dois dias. Ao exame físico, apresenta-se pálido, ictérico leve (Zona III de Kramer), hipotônico, hipoativo, mas reativo aos estímulos, com frequência cardíaca de 180 bpm, frequência respiratória de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5°C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dl. O diagnóstico provável e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, são, respectivamente:
Jogador de futebol profissional sofreu, em uma partida oficial, trauma em valgo no joelho direito que o impediu de se levantar do solo, tendo sido retirado na maca. Que sinal, dentre os abaixo, deverá ser positivo para esse tipo de trauma?
Mulher de 30 anos veio à consulta com queixa de esforço e dor às evacuações nos últimos 8 meses, fezes ressequidas e sangramento escasso percebido no papel higiênico. Negou história familiar de câncer colorretal. O exame proctológico revelou uma fissura anal de apresentação atípica, podendo por isso ser secundária a outra doença. Qual dos achados abaixo necessitaria de investigação etiológica complementar?
“Tontura é um sintoma comum e muitas vezes aflitivo. Os pacientes usam o termo para descrever vários sintomas, inclusive os que parecem apropriados em termos semânticos (p. ex.: "cabeça leve", desmaio, sensação de rodopio, aturdimento) e outros enganosamente impróprios, como confusão mental, visão turva, cefaleia e formigamento. Além disso, alguns indivíduos com distúrbios da marcha causados por neuropatia periférica, mielopatia, espasticidade, parkinsonismo ou ataxia cerebelar queixam-se de "tontura", apesar de não haver vertigem ou outra sensação cefálica anormal. (...) Assim, anamnese detalhada é essencial para determinar exatamente que o que o paciente sente quando afirma: "Doutor, estou tonto". (...) Em termos práticos, ao fim da anamnese, a tontura pode ser classificada em três categorias: (1) desmaio, (2) vertigem e (3) outras sensações cefálicas. Enquanto médicos, nos deparamos com frequência com pacientes com queixa de “tontura” e, de nosso cuidado na coleta da história e no exame, dependem o adequado delineamento que daremos ao caso. Sobre o tema VERTIGEM, são feitas abaixo algumas afirmações. Assinale dentre elas apenas a INCORRETA:
Compartilhar