Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Diante de um exame de ultrassonografia com nódulo de tireoide sugestivo de malignidade, qual conduta deve ser tomada inicialmente?

A
Cintilografia da tireoide.
B
PAAF.
C
Radioiodoterapia.
D
Cirurgia.
E
Pedir ultrassonografia após 6 meses.
Paciente masculino, 18 anos, morador de bairro sem saneamento básico na periferia de grande cidade brasileira. Histórico de quadro progressivo de febre irregular (39ºC) com mal-estar, cefaleia, mialgia, anorexia, tosse, náuseas e vômitos, com piora a partir da segunda semana com intensificação da febre, prostração, delirium, apatia, dor abdominal difusa, diarreia. Apresentou também pápulas rosadas, cerca 3 mm cada, que desapareciam ao toque, localizadas no tronco. Encaminhado para emergência após ter iniciado quadro de enterorragia, dor abdominal difusa com peritonismo, tendo sido diagnosticada perfuração intestinal. O caso acima descrito é sugestivo de:
Mãe diabética com 34 anos e sem contexto infeccioso, tem parto por via vaginal de um recém-nascido com 35 semanas de gestação. Ao nascimento, apresentou Apgar 7 e 8, mas evoluiu com dificuldade respiratória acentuada (Boletim de Silverman-Anderson 6), sendo necessário o uso de CPAP nasal. Hemograma normal. Ainda não foi possível realizar o estudo radiológico de tórax. Além de distúrbio da glicose, qual outra doença explicaria o quadro acima descrito?
No exame físico de um menino de 10 meses com comunicação interatrial, qual o achado esperado e sua explicação?
Na condução terapêutica do melanoma cutâneo, são indicações de pesquisa do linfonodo sentinela, exceto:
Compartilhar