Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Diante de uma gestante que fez somente 2 consultas de pré-natal no primeiro trimestre da gestação e não havendo registro de qualquer tratamento realizado em suas anotações, considere as seguintes assertivas em relação ao recém-nascido: I- Se o VDRL materno, no momento do parto, for maior que 1:16, deve-se solicitar VDRL, FTA-ABs IgG e IgM, e análise do liquor, hemograma, RX de ossos longos, iniciando imediatamente o tratamento para sífilis congênita. II- Se o teste rápido para HIV for negativo, não se deve permitir a amamentação ao seio imediatamente após o nascimento. III- Se HBsAg for negativo, deve-se vacinar contra hepatite B e aplicar imunoglobulina da hepatite B em sítios musculares diferentes. Marque a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II, III.
Quadro de dor intensa, excruciante, com localização sobre um olho, congestão ocular, obstrução nasal, ocorrendo diariamente, durante semanas, principalmente à noite poucas horas de iniciar o sono e perdurando por até 2 h, é altamente sugestiva de:
Em relação às fases da cicatrização de feridas, é correto afirmar:
Pré-escolar de cinco anos chega ao pronto-socorro em crise asmática iniciada quatro horas antes, após a aula de educação física. Ao exame: FR: 45 ipm, FC: 130 bpm, AP: sibilos difusos, expiração prolongada, MV um pouco diminuído. Segundo o consenso brasileiro sobre asma, a conduta terapêutica a ser adotada nesse caso é:
Uma mulher de 66 anos chega ao consultório médico queixando-se de dor profunda, em queimação, nos membros inferiores, que piora à noite, antes de dormir, de início há dois meses, mas que vem piorando progressivamente. Refere, ainda, cansaço diurno e diz que sua dor noturna somente melhora quando ela começa a mover as pernas e a andar pelo quarto. Nega doença prévia. É independente e faz hidroginástica três vezes por semana, porém apresenta-se ansiosa e preocupada, durante a consulta. No exame físico, não são encontradas alterações. Depois de elaborada a hipótese diagnóstica, a conduta medicamentosa mais apropriada para esse caso é:
Compartilhar