Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Diante do nascimento de um RN com líquido amniótico meconial, assinale a alternativa correta. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)

A
O pediatra deve, imediatamente após o nascimento, avaliar o ritmo respiratório, o tônus muscular e a frequência cardíaca.
B
Se o RN estiver vigoroso, deve-se colocá-lo sob fonte de calor radiante, posicionar a cabeça do RN, aspirar boca e narinas, intubar e aspirar a laringe e, após, secar e avaliar a respiração, a frequência cardíaca e a cor.
C
Se o RN não estiver vigoroso após o nascimento, o pediatra deverá colocá-lo sob fonte de calor radiante, aspirar a hipofaringe e aspirar a traqueia com o tubo traqueal, ventilando a seguir com VPP.
D
O RN com mecônio espesso deve ser intubado imediatamente mesmo que vigoroso, pois há grande possibilidade de que evolua para aspiração maciça de mecônio.
E
O ideal é que, no momento da exposição do segmento cefálico, o médico promova a aspiração da boca e narinas antes de prosseguir o parto.
No triângulo de Hesselbach, ocorrem as hérnias:
Paciente vítima de acidente automobilístico, apresentando quadro de pneumotórax aberto. Foi tratado com cobertura da lesão da parede torácica por compressas, mas vem apresentando dispneia intensa e hipotensão. Nesse caso o diagnóstico mais provável é:
Qual o agente etiológico encontrado na infecção por osteomielite em faixa etária de 0 a 28 dias de vida?
A henseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta, com manifestações dermatoneurológicas. Em relação ao controle da Hanseníase, podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar