Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Diante do nascimento de um RN com líquido amniótico meconial, assinale a alternativa correta. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)

A
O pediatra deve, imediatamente após o nascimento, avaliar o ritmo respiratório, o tônus muscular e a frequência cardíaca.
B
Se o RN estiver vigoroso, deve-se colocá-lo sob fonte de calor radiante, posicionar a cabeça do RN, aspirar boca e narinas, intubar e aspirar a laringe e, após, secar e avaliar a respiração, a frequência cardíaca e a cor.
C
Se o RN não estiver vigoroso após o nascimento, o pediatra deverá colocá-lo sob fonte de calor radiante, aspirar a hipofaringe e aspirar a traqueia com o tubo traqueal, ventilando a seguir com VPP.
D
O RN com mecônio espesso deve ser intubado imediatamente mesmo que vigoroso, pois há grande possibilidade de que evolua para aspiração maciça de mecônio.
E
O ideal é que, no momento da exposição do segmento cefálico, o médico promova a aspiração da boca e narinas antes de prosseguir o parto.
Considere um paciente, 18 anos, com trauma perfurante de reto, por PAF há 2 horas, sem outras lesões associadas, localizado a 12 cm da margem anal. Qual a conduta cirúrgica?
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. A ausência de ruídos hidroáreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Compartilhar