Diante do nascimento de um RN com líquido amniótico meconial, assinale a alternativa correta. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
A
O pediatra deve, imediatamente após o nascimento, avaliar o ritmo respiratório, o tônus muscular e a frequência cardíaca.
B
Se o RN estiver vigoroso, deve-se colocá-lo sob fonte de calor radiante, posicionar a cabeça do RN, aspirar boca e narinas, intubar e aspirar a laringe e, após, secar e avaliar a respiração, a frequência cardíaca e a cor.
C
Se o RN não estiver vigoroso após o nascimento, o pediatra deverá colocá-lo sob fonte de calor radiante, aspirar a hipofaringe e aspirar a traqueia com o tubo traqueal, ventilando a seguir com VPP.
D
O RN com mecônio espesso deve ser intubado imediatamente mesmo que vigoroso, pois há grande possibilidade de que evolua para aspiração maciça de mecônio.
E
O ideal é que, no momento da exposição do segmento cefálico, o médico promova a aspiração da boca e narinas antes de prosseguir o parto.
Outras questões
A punção lombar para análise do liquor é recomendada pela Academia Americana de Pediatria com alto nível de evidência clínica (1A) a:
Considere as seguintes etapas previstas para reanimação cardiorrespiratória. 1 - Assegurar a perviedade da via aérea. 2 - Chamar suporte avançado. 3 - Realizar compressões torácicas. 4 - Iniciar ventilação com máscara do tipo bolsa-válvula. Qual a sequência CORRETA para o atendimento de uma criança de 10 anos, inconsciente, em apneia e sem pulso palpável?
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Qual a cardiopatia congênita que mais frequentemente se manifesta com insuficiência cardíaca na infância?