Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Diferentes esquemas anti-hipertensivos não conseguiam paliar a nucalgia que enervava um senhor de 48 anos. Contribuindo para agravar a situação, ele vivia sob constante estresse e usava descongestionantes nasais. Por fim, concluiu-se haver uma hipertensão arterial passível de tratamento cirúrgico e, no rol de exames efetuados, o que mais provavelmente contribuiu de modo direto para confirmar paraganglioma foi:

João, 31 anos de idade, faz uso de altas doses de meperidina há 7 anos, apresentando atualmente critérios de Síndrome de Dependência. João iniciou o consumo desta droga recreativamente e hoje não consegue abandonar o consumo diário devido aos efeitos resultantes da suspensão da mesma. Dentre as medicações citadas abaixo, qual é a de primeira linha para o tratamento ambulatorial continuado desta Síndrome de Dependência?
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. Os agentes etiológicos da febre amarela e da dengue são vírus pertencentes ao mesmo gênero Flavivirus, tendo sido já identificados quatro sorotipos para cada uma dessas doenças.
Uma criança, após queda no parquinho do clube, fraturou o colo da fíbula, qual dos nervos, dentre as opções abaixo, corre o risco de ser cortado?
Qual o agente etiológico encontrado na infecção por osteomielite em faixa etária de 0 a 28 dias de vida?
Compartilhar