Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Distúrbios endócrinos e hipertensão são fatores de alto risco gestacional. Acerca dessas condições clínicas, assinale a opção correta.

A
Pacientes diabéticas descompensadas tendem a apresentar fetos com crescimento intrauterino retardado e oligoidrâmnio secundário à presença de doença microvascular.
B
A escolha do agente tocolítico em pacientes com diabetes melito em trabalho de parto prematuro é limitada. O sulfato de magnésio é uma boa indicação, enquanto os simpaticomiméticos devem ser usados com cautela, porque podem exacerbar a hiperglicemia e causar cetoacidose.
C
A necessidade de insulina no diabetes do tipo 1 diminui de 2 a 3 vezes durante a gravidez.
D
As alterações fisiológicas da gravidez tendem a amenizar os riscos de sobrecarga cardíaca já existente em pacientes hipertensas crônicas.
E
O tratamento de escolha na gestante hipertensa crônica grave são os medicamentos inibidores das enzimas conversoras da angiotensina.
Paciente de 62 anos, hipertenso crônico e ex-tabagista, realiza atividade física regularmente, faz caminhadas durante uma hora 5 vezes por semana, é assintomático do ponto de vista cardiovascular, não apresenta outras doenças associadas, o exame físico é normal. O paciente é candidato a colectomia devido a tumor de sigmoide. Quais exames pré-operatórios devem ser solicitados?
Em portador de estenose aortoilíaca, com queixa de claudicação intermitente na panturrilha esquerda, o que necessariamente seria esperado encontrar no exame físico?
O retalho cutâneo axial caracteriza-se por:
Para a classificação de pneumonia em ambulatório de pediatria, segundo a Organização Mundial da Saúde, devem ser considerados(as):
Compartilhar