Questões na prática

Psiquiatria

Diversos trabalhos psicossociológicos têm mostrado que estados fisiológicos, como a dor e a fome, não são dados totalmente objetivos, mas são interpretados em função dos contextos sociais nos quais se produzem. De acordo com o texto acima é correto afirmar que: I - muitas vezes os pacientes não fazem uma interpretação correta da dor que estão sentindo; II - a cultura fornece aos indivíduos os limites para as interpretações relativas aos fenômenos corporais; III - estados fisiológicos, como a dor e a fome, são produzidos com frequência em contextos sociais mais pobres; IV - indivíduos de diferentes grupos sociais podem reagir à dor e à fome de formas distintas; V - a interpretação dos estados fisiológicos vai variar de acordo com o significado socialmente atribuído a esses fenômenos.

A
As alternativas I, III e IV estão corretas.
B
As alternativas II, IV e V estão corretas.
C
Somente as alternativas I e III estão corretas.
D
Somente as alternativas II e V estão corretas.
E
Somente as alternativas IV e V estão corretas.
Os ossos da fileira proximal do punho são:
Quando utilizamos um corte coronal, dividimos o corpo em:
Mulher de 68 anos com diagnóstico prévio de megaesôfago chagásico foi internada para tratamento de pneumonia aspirativa. Prescreveu-se: amoxicilina-clavulanato, 1500 mL de soro glicosado a 5% para hidratação venosa e dieta enteral padrão (1,2 Kcal/ml) a 80 mL/h, durante 24 horas. A paciente evoluiu bem nos primeiros dois dias, observando-se desaparecimento da febre e redução da frequência cardíaca e respiratória. No 3º dia, desenvolveu diarreia (quatro episódios/dia) e edema discreto de membros inferiores. Exames laboratoriais neste dia: glicemia = 188 mg/dL, níveis séricos da ureia = 23 mg/dL, sódio = 133 mEq/L, potássio = 2,7 mEq/L e fósforo = 1,2 mg/dL. Qual o diagnóstico mais provável?
Recém-nascido, parto normal, 38 semanas de gestação, poli-hidrâmnio, cianose importante, abdome escavado e dificuldade respiratória. Entubado na sala de parto, recebeu ventilação por pressão positiva, encaminhado à UTI necessitando de parâmetros ventilatórios altos e mantendo hipoxemia refratária. O quadro clínico acima sugere:
Compartilhar