Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Diversos trabalhos psicossociológicos têm mostrado que estados fisiológicos, como a dor e a fome, não são dados totalmente objetivos, mas são interpretados em função dos contextos sociais nos quais se produzem. De acordo com o texto acima é correto afirmar que: I - muitas vezes os pacientes não fazem uma interpretação correta da dor que estão sentindo; II - a cultura fornece aos indivíduos os limites para as interpretações relativas aos fenômenos corporais; III - estados fisiológicos, como a dor e a fome, são produzidos com frequência em contextos sociais mais pobres; IV - indivíduos de diferentes grupos sociais podem reagir à dor e à fome de formas distintas; V - a interpretação dos estados fisiológicos vai variar de acordo com o significado socialmente atribuído a esses fenômenos.

A
As alternativas I, III e IV estão corretas.
B
As alternativas II, IV e V estão corretas.
C
Somente as alternativas I e III estão corretas.
D
Somente as alternativas II e V estão corretas.
E
Somente as alternativas IV e V estão corretas.
Homem, 66 anos, em tratamento para HAS e diabete melito, apresenta icterícia e prurido há 2 semanas. É submetido à CPER sob anestesia com propofol IV. A contrastação da via biliar demonstra estenose no terço médio do colédoco com dilatação amontante. Doze horas após o procedimento, está obnubilado e com hipotensão arterial. Qual é a provável causa deste quadro clínico?
Em relação à DRGE é CORRETO afirmar:
Considere a veracidade das frases abaixo, relacionadas ao manejo de pacientes com infecção pelo HIV. I- Após o início da Terapia Antirretroviral (TARV), pode acontecer uma piora paradoxal de infecções oportunistas pré-existentes, não tratadas, ou tratadas parcialmente. II- Na América do Sul, a reativação da doença de Chagas é considerada uma condição definidora de AIDS. Na forma de meningoencefalite, as lesões aparecem radiologicamente como lesões únicas ou múltiplas áreas hipodensas, tipicamente com o sinal do anel e edema. III- Uma das indicações para alterar a TARV é menos de 1 log de queda de RNA no plasma, após 8 semanas do início do tratamento. Marque a alternativa correta.
Paciente de 30 anos, sexo feminino, atendida em hospital de urgência de alta complexidade, referindo cólica nefrética direita há 3 dias e, no momento, assintomática. Realizou ultrassom que evidenciou imagem sugestiva de cálculo ureteral distal, localizada na junção ureterovesical, medindo 0,8 cm, sem dilatação do trato urinário. Exames de urina rotina e urinocultura foram negativos. Qual a melhor conduta?
Compartilhar