Questões na prática

Preventiva

Divisor de águas em questões relativas à atenção médica em nosso país, a 8ª Conferência Nacional de Saúde trouxe à tona uma série de propostas, muitas solidificadas dois anos depois na Constituição cidadã de 1988. Desta nova visão, nasceu o documento “ABC do SUS – doutrinas e princípios”, publicado pelo Ministério da Saúde em 1990. Segundo o que nele está estatuído, pode se concluir que o Sistema Único de Saúde:

Em relação à febre na criança, é INCORRETO afirmar:
Um dos objetivos primordiais na avaliação de pacientes com vertigem é determinar se a mesma é de origem central ou periférica. Qual das alternativas abaixo contém UM DADO SUGESTIVO de vertigem periférica?
Paciente, dois anos de idade, é encaminhado ao ambulatório devido ao diagnóstico de tuberculose na tia paterna. A criança recebeu a vacina BCG ao nascer. Na investigação, foi solicitado raio X de tórax, que foi normal e PPD, cujo resultado foi de 3 mm. Com relação à interpretação do teste tuberculínico, é incorreto afirmar:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela "classificação de Bi-rads IV". Foi ao médico com amiga e, por insistência dela. Leila relata que vem sendo acometida por “pensamentos desagradáveis’’ sobre sexualidade. Reconhece estes pensamentos como seus, eles a constrangem e a fazem se afastar das pessoas, e a única forma que encontrou para tentar se livrar da ansiedade que lhe provocam é lavando as mãos várias vezes ao dia. Com estas informações, a principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar